segunda-feira, fevereiro 11

Esquizofrenia


O que é esquizofrenia?

Assunto estranho? Sim, mas sempre tive curiosidade em saber como essa doença atua, quais são os sintomas mais comuns, se existe cura e obviamente por a minha opinião sobre a própia.Durante alguns minutos de pesquisa rápida pude tirar minha conclusão que passo agora.

A esquisofrenia é uma doença mental muito grave, caracteriza-se pelo conjunto de sintomas que é capaz de causar, estão nele incluidos, alteração de pensamentos, alucinações (na maioria auditivas), delírios e perca da vontade de contato com outras pessoas.

Não existe uma causa expecifica somente sobre a esquizofrenia, existem várias teorias sobre as causas, podem ser checadas no link abaixo : (http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquizofrenia#Causas)

No filme uma mente brilhante é relatada a história de um esquizofrênico que realmente existe e fez várias contribuções a matemática,
John Forbes Nash, contribuiu para a economina, biologia e para a evolução dos jogos.

O filme mostra muito as alucinações do matemático, e mostra como é possivel pessoas que sofrem desse tipo de doença que atinge 1% da população mundial, conviverem com pessoas que não sofrem desse mal.
O Fato é que a mente humana é imprevisivel, e quando se trata de uma doença capaz de afetar a mente, falamos de inúmeras possibilidades.Por isso temos vários tipos de esquizofrenia :
  • Paranóide, é a forma que mais facilmente é identificada com a doença, predominando os sintomas positivos. O quadro clínico é dominado por um delírio paranóide relativamente bem organizado. Os doentes com esquizofrenia paranóide são desconfiados, reservados, podendo ter comportamentos agressivos.
  • Desorganizado, em que os sintomas afectivos e as alterações do pensamento são predominantes. As ideias delirantes, embora presentes, não são organizadas. Nalguns doentes pode ocorrer uma irritabilidade marcada associada a comportamentos agressivos. Existe um contacto muito pobre com a realidade.
  • Catatónico, é caracterizada pelo predomínio de sintomas motores e por alterações da actividade, que podem ir desde um estado de cansaço e acinético até à excitação.
  • Indiferenciado, apresenta habitualmente um desenvolvimento insidioso com um isolamento social marcado e uma diminuição no desempenho laboral e intelectual. Observa-se nestes doentes uma certa apatia e indiferença relativamente ao mundo exterior.
  • Residual, nesta forma existe um predomínio de sintomas negativos, os doentes apresentam um isolamento social marcado por um embotamento afectivo e uma pobreza ao nível do conteúdo do pensamento
Eu concluo essa rapida pesquisa e deixo uma opinião sobre um assunto que sempre acompanha "pessoas diferentes", a inclusão social, é realmente necessário aprender a se conviver pessoas que não são iguais a nós? creio que não seja necessário trata -las como se fossem diferentes. Porém preconceito é algo que sempre existiu e querer reduzi-lo talvez seja dificil na nossa geração, porém quem sabe num futuro...
Acabo esse texto com uma frase que gostei muito de ver na tv:
"Ser diferente é Normal."

3 comentários:

Unknown disse...

diz o meu medico qual eu faso tratamento psicologico que eu sofro dessa doença que se chama esquizofrenia.EU vejo sombras eu ousso vosses que falam que eu irei morre mas quando eu menos espero alguen tenta me matar e eu odeio todas as pessoas que estao ao meu redor i quando eu passo a tomar muito odio eu tento as matalas.Muitos falam que eu sofro do quadro de psicopatia e sociopatia, bom eu me acho normal as minhas atitudes de pensar e falar que eu tenho vontade de comer carne humana. eu sou descontrolada so quero ver o mau das pessoas.sinto prazer de colocar veneno nas comida das pessoas,mas sao as vosses que falam para eu matalas e mandalas para o hospital. as sombras me mostram o meu passado e como o meu passado me revolta eu vou entro com as crises e nessa hora niguem fica perto de mim so porque eu tento matar as pessoas e sao somente as vosses que manda eu fazer isso. o meu meu medico fala que eu sofro de ESQUIZOFRENIA E SOCIOPATIA mas eu nao acredito! mas eu espero voltar o meu norm,al porque eu estou muito estranha e so querendo matar todo mundo, porque todos que passam por perto de mim eu acho que essas pessoas quen me matar e como eu nao quero morre eu tento as matalas. o mas apezar de tudo sei e sinto que eu estou estranha e venho todos os dias de minha vida pedindo a deus para eu voltar o meu normal.

benedito rubens disse...

Olha!Minha querida nayara, seu caso é bem mais grave do que você pensa, procure um médico urgente, pela forma que você escreveu, percebe-se que perdeu completamente a noção da elaboração das palavras e da realidade.Tambêm sofro de esquizofrenia, os sintomas bateram com a descrição do tipo indiferenciado, trato todos ao meu redor com indiferença, fugi completamente da realidade, sou assi desde de que me conheço por gente, mas jamais pensei em violência, sei que preciso de um tratamento, mas não tenho coragem, e então pretendo fugir da minha cidade e tentar recomeçar minha vida de novo, tentando fazer tudo diferente do que eu atualmente faço! Espero que dê certo!

Anônimo disse...

Sofro de esquizofrenia a 12 anos e não consigo entender como Deus pôde ter sido tâo brutal comigo. Não posso ir à muitos lugares, pois às vezes tenho crises e percebo pessoas me seguindo. Entendo que existem pessoas mais debilitadas que eu, porém não me conformo como isso pode ter acontecido comigo. Sou uma pessoa boa, não faço mal a ninguém, ajudo aos necessitados. Sei também que eu sinto pessoas me seguindo mesmo não sendo verdade, mas meu corpo não entende, eu fico com medo, fico suado, sinto vontade de gritar por ajuda, de correr. Pessoal, desculpem-me por reclamar aqui no blog, mas não tenho ninguém para desabafar. Muito obrigado. Anônimo.