segunda-feira, fevereiro 11

Comunicação, clareza e expressão de idéias.



Frequentes são os momentos em que se vê pessoas que não se entendem, mesmo falando a mesma língua. O que impede estas de emitir a sua mensagem com clareza, fazendo-se entender?

A comunicação, por mais fácil que possa parecer, é algo difícil de executar com a maestria devida. Pare e pense: quantas vezes hoje mesmo você explicou algo para uma pessoa e esta não entendeu, mesmo após você repetir o que disse? Mesmo dentro do mesmo idioma, há maneiras de se expressar incompreensíveis fora de seu contexto. Para que se possa expressar o que se deseja de uma maneira plausível ao maior grupo de pessoas possíveis, devemos expandir o nosso acervo comunicativo.

Por exemplo: Todos nós falamos gírias. Mas para que pessoas alheias às nossas gírias entendam-nos quando falamos, deveríamos saber explicar com outras palavras cada gíria que falamos, assim como substituí-las por outras palavras em situações que estas não tem cabimento, o que eu, pelo menos, acho particularmente difícil de fazer com todas as minhas gírias.

Outra coisa que, por mais que achemos que não, aumenta o nosso poder comunicativo, é a leitura, ou melhor, a aquisição de informações. Não só as que lhe cabem, mas também informações gerais, alheias à sua rotineira coleta destas. Recentemente me vi em uma situação em que a única coisa que assistia na televisão eram telejornais. Nada interessante, mas sem que eu percebesse a princípio, pude conversar de maneira mais fluida com outras pessoas, pessoas estas que antes eu não tinha assuntos para conversar. Tendo estes assuntos em comum como "entrada", pude então descobrir que tinha sim assuntos para conversar com essas pessoas, mas não tinha meios de expressá-los de maneira que elas entendessem; ou seja, não basta ter as opiniões fabricadas, é necessário expô-las.

É dessa maneira então que, com uma variedade de assuntos para fabricar opiniões sobre, fica mais fácil de se cultivar amizades, de ter um papo interessante, de ser cativante. E é assim que nós conseguimos abrir portas e criar novos laços e contatos, dando-nos uma gama de oportunidades gigante. Afinal, a sociedade se baseia na comunicação. E nos expressando bem, podemos destacar-nos nesta, da maneira que convir-nos.

Nenhum comentário: