terça-feira, fevereiro 12

Indústria cultural e cultura de massa




Iniciada pelos artesãos e seus mecenas, a cultura de massa começou a crescer humildemente, fazendo os artesãos deixarem de produzir suas peças de arte sob encomenda e começarem a produzir vários artefatos similares, exibindo-os para a comunidade e valorizando-os, produzindo lucro da arte, visando atingir variados públicos ou todos em geral. Hoje, a indústria cultural, a qual promove a cultura através de vários meios que atingem a massa, fez a arte alcançar um nível extremamente capitalista, fazendo até com que coisas que antigamente eram artísticas percam este quesito e entrem em um padrão de produção. No entanto, a indústria cultural abriu portas para a arte de um modo tão efetivo que a arte do mundo inteiro se mescla diariamente, fundindo-se em novas criações inovadoras e ousadas. Claro que a globalização da arte agiu contra ela mesma, mas hoje se tomam medidas para que esta aja a favor da arte.
A Unesco possui programas de incentivo à arte no mundo todo, visando dar apoio financeiro aos artistas iniciantes para que estes possam divulgar sua arte e enriquecer o mundo artístico com novas criações constantemente.
O grande problema não é a indústria cultural, mas sim a cultura de massa. Esta pode agredir a arte e banalizá-la pois se torna tão abrangente que perde a sua idéia principal de atingir um público alvo estabelecido. Como hoje 98,79% dos brasileiros tem acesso à tv, a arte é divulgada igualmente para a maioria da população; o mal é que nos canais abertos e generalizados, a divulgação desta, tendo em mente a arte como fonte de idéias e gostos, sendo padronizada, gera pessoas padronizadas. E isso prejudica de maneira impactante a mescla de opiniões formadoras de conceitos novos e grupos inovadores.
Sim, existe a arte regional e nacional, dando identidade para cada povo e nação, mas só para que tanhamos uma noção, a produção artística da América do Sul e da África somadas é de 4% da produção artística mundial; e ambos os países tem contrastes culturais e legados artísticos fantásticos.
A arte é um pilar essencial, central da sociedade, e deve ser tratado como tal em todos os lugares, pois com todo o poder da indústria cultural de hoje, e possível gerar uma renda considerável em um país; 7% da economia mundial é movida pela arte, e estima-se que chegue a 10% em pouquíssimo tempo.
Imagine você, dez por cento da economia mundial!
Acho eu que seria o suficiente para motivar e facilitar para países que tem cultura para expôr, mas não têm condições nem estrutura ou apoio para fazê-lo.

Estatísticas e Citação sobre a Unesco adaptadas do site http://pt.wikipedia.org , dos artigos "Indústria Cultural" e "Cultura de Massa".

Nenhum comentário: